Pela primeira vez, o Centro Cultural Banco do Brasil vai apresentar em seu foyer uma série musical dançante nas noites de sexta-feira, com entrada franca. Novas Gafieiras se propõe a resgatar o ambiente noturno do Rio de Janeiro do início do século XX, quando grandes músicos animavam bailes e, assim, escreviam seus nomes na história. No palco, as melhores orquestras do nosso tempo convidando instrumentistas e cantores também consagrados. A festa começa em 22 de outubro, às 18h, com a Orquestra Criôla e o saxofonista Leo Gandelman. Juntos, farão uma homenagem ao mestre Paulo Moura (1932-2010), um dos expoentes das gafieiras de outrora. Clarinetista e saxofonista, Moura estava no projeto original da série.
Em cartaz até 17 de dezembro, Novas Gafieiras quer fazer o público riscar o salão em nove apresentações. “O projeto reúne clássicos do cancioneiro popular, a rica e inesgotável influência dos mestres da música e a variedade de gêneros, resultando num encontro ao vivo entre gerações. É a herança musical das grandes orquestras, reunida numa fusão de estilos e tendências com criatividade”, diz o empresário da Velha Guarda da Portela e diretor artístico do Bola Preta, Paulo Figueiredo, que divide a curadoria com a produtora cultural Leila Dantas. “Antigamente, a gafieira era como a missa de domingo: todo mundo vestia a melhor roupa e mantinha muito respeito pelos parceiros de dança. O interessante será levar os bailes populares para a elegância do CCBB”, avalia a moça.
Em cartaz até 17 de dezembro, Novas Gafieiras quer fazer o público riscar o salão em nove apresentações. “O projeto reúne clássicos do cancioneiro popular, a rica e inesgotável influência dos mestres da música e a variedade de gêneros, resultando num encontro ao vivo entre gerações. É a herança musical das grandes orquestras, reunida numa fusão de estilos e tendências com criatividade”, diz o empresário da Velha Guarda da Portela e diretor artístico do Bola Preta, Paulo Figueiredo, que divide a curadoria com a produtora cultural Leila Dantas. “Antigamente, a gafieira era como a missa de domingo: todo mundo vestia a melhor roupa e mantinha muito respeito pelos parceiros de dança. O interessante será levar os bailes populares para a elegância do CCBB”, avalia a moça.
Programação completa:
29 de outubro: Itamar Assiére e Jazzfieira convidam Leila Maria
5 de novembro: Orquestra Pé do Ouvido convida Cris Delanno
12 de novembro: Cordão do Boitatá convida Pedro Miranda
19 de novembro: Orquestra Lunar convida Gabriel Moura
26 de novembro: Garrafieira convida Wilson das Neves
3 de dezembro: Pequena Orquestra de Mafuás convida Moska, Zé da Velha e Silvério Pontes
10 de dezembro: Orquestra Republicana convida Rita Ribeiro
17 de dezembro: Orquestra Leviana convida Zezé Motta
O Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB Rio) fica na Rua Primeiro de Março, 66, Centro. A série será realizada no foyer, com capacidade para 350 pessoas. Informações: (21) 3808.2020. De 22 de outubro a 17 de dezembro, às sextas-feiras, sempre às 18h.
Programação PHODA, projeto igualmente!!!
ResponderExcluirParabéns!!!
Irada!
ResponderExcluirEu querio!!
Sou paulista e estávamos no Rio dia 22 de outubro. Fomos até o CCBB para ver a exposição do Islã mas a surpresa foi o show. Lindo, contagiante, muito carioca.
ResponderExcluirTemos fotos no seguinte álbum:
http://www.flickr.com/photos/anaclaudiacrispim_e_wpc/sets/72157625484762530/with/5214581490/
Temos mais fotos.
Um grande abraço.
Waldir
Parabéns à dupla pela iniciativa. Mas dizer que "antigamente" todo o domingo se ia à gafieira fez-me sentir velha! (hahaha)
ResponderExcluirPorque, no Rio, temos bailes de domingo a domingo, no mínimo uns três por dia, mais de dez nos fins de semana! É só acessar o roteiro de bailes do Jornal Falando de Dança (www.jornalfalandodedanca.com.br).
Detalhe: as novas gerações arrebantam no salão, principalmente no samba funkeado.
Agora, só falta juntar os dois "universos paralelos". Espero que vocês contribuam para isso, mais uma vez meus parabéns.
Leonor Costa
editora do Jornal Falando de Dança
Luiz da Fonseca
ResponderExcluirMuito bom mesmo